Treinamento e segurança do trabalho são temas que devem andar lado a lado no ambiente laboral. Ainda mais quando envolvem o uso de gases, ar comprimido, água e energias perigosas. Pensando nisso, a Tagout desenvolveu dois dispositivos que seguem as normas regulamentadoras (NR-10, NR-12 e OSHA-29) e que irão facilitar o treinamento das equipes expostas diariamente aos riscos do ambiente de trabalho.
O primeiro é um simulador de controle de energias perigosas, uma estação de treinamento com o objetivo de reproduzir fontes de energias como painéis elétricos, disjuntores, pressões para aplicação do procedimento de Lockout Tagout (LoTo).
Sabe-se que o LoTo é de extrema importância para a indústria, uma vez que torna possível realizar manutenções e inspeções seguras em instalações elétricas ou serviços que fazem uso de energias perigosas.
Por isso, agora você pode treinar seus colaboradores para realizar todo o procedimento de bloqueio e etiquetagem de forma correta e segura pelo Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP) com o simulador de energias perigosas, os dispositivos de bloqueio e etiquetagem e o serviço de consultoria da Tagout.
O segundo dispositivo é um cavalete para treinamento que pode ser personalizado. Assim, o cliente define quais dispositivos devem estar disponíveis para o treinamento da equipe com dispositivos elétricos e mecânicos. Entenda os detalhes a seguir!
Com o simulador, você facilitará o treinamento da equipe em 8 fontes de energias perigosas (química, hidráulica, térmica, pneumática e elétrica - E1, E2, E3 e E4). Para isso, o dispositivo indica quando a energia está ativa por meio de uma luz acesa.
Para apagá-la, o trabalhador precisará realizar o procedimento adequado de bloqueio e etiquetagem: com cadeados, etiquetas, garra, bloqueador de válvula - a depender do tipo de energia que está sendo bloqueada. Com as luzes apagadas, o dispositivo indica que não existem energias ativas e, portanto, o procedimento foi realizado de forma correta e segura.
No entanto, caso alguma das energias não tenha sido controlada adequadamente, o simulador acende a sirene para avisar sobre o risco.
- Medidas: 1160 mm X 640 mm X 1650 mm (CxLxA);
- Alimentação elétrica: 127 ou 220V (selecionável manualmente), plugue 2P+T 10A padrão NBR;
- Pontos de acesso para bloqueio: 12 Vdc (extra baixa tensão);
- Pressão de trabalho para o ar comprimido: 4 kgf/cm2;
- Peso aproximado: 60 kg.
Trata-se de uma estrutura com chaves seccionadoras, disjuntores, plugues elétricos, válvulas esféricas e válvula gaveta em tubulação simulando gás, ar comprimido e água, para aplicação de dispositivos de bloqueios elétricos e mecânicos.
Esse produto permite personalização: você poderá remover ou instalar os dispositivos que desejar para realizar um treinamento mais adequado para a sua equipe.
O cavalete tem base de sustentação em "T", com 580 mm de largura, 480 mm de comprimento e 1480 mm de altura.
A Tagout oferece serviço de consultoria para Implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout), que inclui diagnóstico inicial, elaboração de procedimentos, treinamento e auditorias.
Assim, sua empresa pode realizar os treinamentos presencialmente ou online. Eles apresentam duração de cerca de 3 horas e podem ser gravados para consultas no futuro. Além disso, a equipe da Tagout se coloca à disposição para qualquer dúvida dos trabalhadores que farão o treinamento.
Converse com a nossa equipe para saber mais sobre os dispositivos de treinamento e a consultoria Tagout.
A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.