Entenda as diferenças entre os cadeados de bloqueio para a indústria
Manter a meta de zero acidentes é o principal foco de qualquer planta industrial em relação à saúde e à segurança dos trabalhadores. Nesse sentido, muitas ações e procedimentos devem ser adotados por toda a equipe a fim de prevenir ocorrências. O primeiro deles é seguir as normas regulamentadoras, que orientam as regras que devem ser seguidas em relação aos diversos tipos de trabalhos em uma indústria.
Se pensarmos em trabalhos que envolvem o uso de eletricidade, seja em instalações elétricas, construção, montagem, operação ou manutenção de máquinas e equipamentos, o procedimento de bloqueio e etiquetagem se torna essencial e obrigatório diante da legislação, segundo a NR-10 e NR-12.
O principal dispositivo usado para o travamento de equipamentos é o cadeado de bloqueio, que deve ser colocado no painel de controle ou no próprio equipamento de forma a garantir que nenhuma das partes acione o equipamento antes que o serviço seja concluído.
O objetivo do bloqueio de equipamentos é prevenir acidentes durante a execução de atividades de manutenção em máquinas e equipamentos que apresentem riscos de acidentes ou que inadvertidamente poderiam funcionar durante o período em que deveriam permanecer inoperantes e desativados.
Conheça a seguir os tipos de cadeados e as principais características que você deve buscar na hora de escolher os produtos de bloqueio e etiquetagem industrial:
Diferença entre cadeados comuns e industriais
Para quem deseja somente trancar ou restringir o acesso de pessoas a locais simples, o material de composição do cadeado não é algo que faça grande diferença. Porém, há setores que precisam dar atenção especial a esse tipo de equipamento, como a Manutenção Industrial.
Quem trabalha nesse setor, especialmente no desenvolvimento de tarefas em equipamentos que necessitam de bloqueio e travamento para desenergização, sabe que a escolha do cadeado de bloqueio pode fazer grande diferença.
O corpo dos cadeados de latão, até mesmo quando possuem capa plástica, conduzem eletricidade, aumentando a chance de ocorrências. Já os cadeados da Tagout oferecem maior segurança ao funcionário, já que o corpo do dispositivo não é condutivo e o cilindro de chave única evita que a eletricidade seja conduzida da haste à chave no momento em que ela é inserida. Os cadeados também apresentam maior resistência à altas temperaturas, corrosão, produtos químicos e violação.
As hastes e o corpo dos cadeados de latão podem soltar faíscas em contato com outros materiais. Por essa razão, não podem ser utilizados em áreas classificadas como espaços confinados (NR-33). O ideal, nesses casos, seria usar o cadeado de bloqueio com haste plástica Tagout, uma vez que a haste plástica não solta faíscas e aumenta a segurança dos técnicos envolvidos.
Além disso, os cadeados de latão possuem de 4 a 5 pinos de segurança e poucas alturas, o que resulta em poucos códigos de chaves diferentes. Já os cadeados de bloqueio Tagout possuem 6 pinos de segurança e diversas alturas, gerando a combinação de milhares de códigos diferentes. Dessa forma, é muito difícil encontrar um cadeado que abra o outro.
Tipos de cadeados de bloqueio industrial
Conheça um pouco sobre como são produzidos os cadeados de bloqueio da Tagout e as opções de dispositivos para a indústria.
Na Tagout, o corpo do cadeado é produzido em resina plástica ABS com pigmentação colorida. O ABS é um isolante elétrico perfeito para a utilização em painéis elétricos. Por isso, os cadeados possuem alta resistência à temperatura, corrosão e produtos químicos. Além disso, são compactos e leves, permitindo fácil manuseio.
As hastes podem ser fabricadas em inox, plástico, alumínio e cromado. Em todos os casos o corpo do cadeado é isolado eletricamente, pois a chave e o tambor (onde entra a chave) são isolados da haste por material plástico.
As chaves dos cadeados possuem revestimento em resina plástica ABS na mesma cor do corpo, isolando eletricamente a chave.
O tambor da chave é montado com seis pinos de segredo e possui a característica de reter a chave enquanto a haste do cadeado estiver aberta. Esta característica garante que ao retirar a chave, tem-se certeza de que o mesmo está travado, não permitindo que o operador esqueça-se de fechá-lo.
Os pinos e contrapinos de montagem do tambor são confeccionados em latão e as molas em aço inox, garantindo a não oxidação. As esferas que travam a haste são feitas em resina plástica nos cadeados com haste plástica e aço inox nos cadeados de haste de aço.
Entenda melhor a diferença entre os materiais que compõem as hastes dos cadeados:
Cadeado com haste de alumínio
Os cadeados de bloqueio e travamento com haste de alumínio apresentam corpo plástico, cilindro com 6 pinos de segurança e acompanham uma chave com capa da mesma cor do cadeado. São eletricamente isolados, extremamente leves e podem ser encontrados em 8 cores diferentes: amarelo, azul, cinza, branco, laranja, preto, verde e vermelho. Além disso, estão disponíveis no tamanho 6,3 mm de diâmetro e 38 mm de altura.
Cadeado com haste de aço inox
Diferente do cadeado de haste de alumínio, os de haste de aço inox são fabricados em quatro tamanhos diferentes: 4,5 mm de diâmetro e 38 mm de altura, 6,3 mm de diâmetro e 25 mm de altura, 6,3 mm de diâmetro e 38 mm de altura e 6,3 mm de diâmetro e 50 mm de altura.
Também apresentam corpo de plástico, cilindro com 6 pinos de segurança e cadeado da mesma cor (8 cores disponíveis). Além disso, são extremamente resistentes e muito utilizados em ambientes que necessitam de higienização constante e materiais de fácil limpeza, como a indústria alimentícia.
Por não ser um material poroso, são simples de serem esterilizados e não apresentam nenhum risco de descascamento ou qualquer outro dano que prejudique a produção. Outro ponto positivo é que o aço inox não reage com compostos químicos liberados por alimentos, impedindo contaminações.
Cadeado com haste plástica
Os cadeados de bloqueio e travamento com corpo e haste plásticos também apresentam cilindro com 6 pinos de segurança e chave da mesma cor (8 cores disponíveis). Eles não são indicados para restringir o acesso de pessoas a salas ou qualquer outro local da empresa. Entretanto, são muito indicados para o setor de manutenção, visto que são inteiramente não condutivos.
Podem ser encontrados em dois tamanhos diferentes: 4,5 mm de diâmetro e 38 mm de altura e 6,3 mm de diâmetro e 38 mm de altura. Os cadeados com haste plástica de 4,5 mm, além de bloquearem disjuntores motores, também podem ser utilizados para diversas utilidades em que os furos para bloqueio são menores, como em seccionadoras, sistemas de travas de portas, CCM, painel elétrico, porta fusíveis e outros.
A Tagout é a única empresa que fabrica cadeados de bloqueio com corpo de plástico e haste plástica de 4,5mm. Para desenergizar um equipamento, os cadeados de corpo de plástico e haste plástica ou haste de aço inox de 4,5mm são os melhores. Saiba mais!
Cadeado com haste cromada
Apresentam mais variações de tamanhos, sendo eles: 6,3 mm de diâmetro e 50 mm de altura, 6,3 mm de diâmetro e 38 mm de altura, 4,5 mm de diâmetro e 38 mm de altura e 6,3 mm de diâmetro e 25 mm de altura. Todos eles estão disponíveis nas 8 cores.
São ideais para travamentos em ambientes corrosivos e altamente agressivos, já que possui corpo e haste resistentes à corrosão, altas temperaturas e produtos químicos. Saiba mais!
Cores e capa de proteção para cadeados
Os cadeados de bloqueio Tagout possuem 8 opções de cores para facilitar a identificação visual. Muitas empresas usam cores diferentes para departamentos ou equipes diferentes.
Por exemplo, a equipe de manutenção elétrica pode usar a cor vermelha, a equipe de manutenção mecânica pode usar a cor azul, a equipe terceirizada pode usar a cor amarela, a equipe operacional pode usar a cor verde e assim por diante. O objetivo é identificar qual equipe está fazendo a intervenção no equipamento apenas olhando a cor do cadeado.
Os cadeados também podem receber uma capa de proteção feita em PVC transparente. As capas são ideais para usar em ambientes agressivos, pois são resistentes à intempéries e ajudam a proteger e prolongar a vida útil do cadeado de bloqueio.
Personalização de cadeados de bloqueio
Para maior controle e exclusividade dos cadeados de bloqueio da sua empresa, a Tagout oferece opções de personalização dos dispositivos, tornando o processo de bloqueio ainda mais seguro e eficaz.
Para isso, é possível escolher, por meio da gravação no cadeado:
- Logo da empresa;
- Mensagens de advertência;
- Numeração especial para controle dos cadeados;
- Nome dos departamentos ou plantas;
- Nome dos equipamentos envolvidos na manutenção para maior organização;
- Outras informações da sua preferência.
A impressão das informações é feita diretamente na peça com secagem ultravioleta LED, tornando a impressão resistente a qualquer tipo de solvente.
Saiba mais sobre os produtos personalizados da Tagout!
Na Tagout, você também escolher entre cadeados com segredos Iguais, segredos diferentes ou chave mestra. Entenda as diferenças, a seguir:
Cadeados plásticos com Segredos Diferentes
É o sistema mais comumente utilizado, em que cada chave abre apenas um cadeado de bloqueio industrial, ou seja, o dono do cadeado pode ter certeza que outra chave não abrirá seu cadeado e assim fica mais tranquilo em suas atividades de manutenção.
Os cadeados Tagout são produzidos com segredos diferentes especiais que não existem no mercado. São 6 pinos de segredo com várias alturas e milhares de códigos diferentes, garantindo que a chave de um cadeado não abrirá outro cadeado.
Cadeados plásticos com segredos iguais
Neste sistema todos os cadeados operam com um mesmo segredo de chaves, ou seja, chaves iguais entre si. Este sistema é muito utilizado em situações onde um funcionário possui mais de um cadeado de bloqueio industrial.
Cadeados plásticos com chaves mestras
É o sistema em que se pode ter grupos de cadeados com segredos diferentes e segredos iguais entre si e, mesmo assim, ter apenas uma chave que abre todos os cadeados de travamento de todos esses grupos.
Cadeados plásticos com chaves gran mestras
Nesse sistema podemos ter grupos de cadeados com segredos iguais, grupos com segredos diferentes, grupos com chaves mestras, e ter apenas uma chave que abre todos os cadeados de todos esses grupos.
Saiba mais sobre cadeados, segredos e chave mestra, aqui.
Por que escolher os cadeados da Tagout?
A Tagout conta com uma linha completa de cadeados fabricados especialmente para atender as demandas da indústria.
- 100% fabricação nacional;
- Projetados para uso específico nos procedimentos de bloqueio e etiquetagem.
- Permitem o uso em indústrias, shoppings, hospitais, prédios comerciais e residenciais, igrejas, data centers.
- Estão de acordo com as normas de segurança NR-10, NR-12 ou NR-33.
- Podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada área ou setor da indústria
- Vendidos em oito cores e permitem personalização.
Quer saber mais sobre os cadeados de bloqueio industrial da Tagout? Converse com a nossa equipe de atendimento!