Ter um cronograma de manutenção industrial preventiva é fundamental para a competitividade do negócio, já que evita grandes paradas inesperadas que podem ter gastos elevados, perda na produção e até mesmo acidentes de trabalho.
Segundo pesquisa da Forrester, 47% dos produtores mundiais utilizam tecnologias de manutenção preditiva para reduzir os gastos. Assim, podemos dizer que a gestão da manutenção proporciona às empresas uma alta eficiência e produtividade, além de mais segurança para todos os envolvidos nos trabalhos fabris e redução dos custos.
Mas você sabe quais são as tendências e desafios de 2022? Confira abaixo!
Mesmo que não seja algo novo, para 2022 haverá uma crescente de máquinas e equipamentos que utilizam sensores para que sejam controlados remotamente. Depois da pandemia da Covid-19, essa opção se tornou uma necessidade, já que diversas fábricas ficaram paradas e tiveram perdas significativas.
Os sensores permitirão que as máquinas forneçam informações sobre o processo, facilitem as manutenções preditivas e avisem os trabalhadores sobre possíveis falhas no equipamento por meio de calor, ruído, sinais de alerta, vibrações e outras formas.
Equipes capacitadas conseguem atender ainda mais o objetivo das empresas, realizar as tarefas com eficiência, rapidez e segurança. Para isso, cada vez mais os gestores buscam por treinamentos, consultorias e outras formas de levar conhecimento e vivências aos colaboradores.
Para atender essa demanda, a A Tagout oferece serviço de consultoria para Implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout), que inclui: diagnóstico inicial, elaboração de procedimentos, treinamento e auditorias.
[Acesse e confira mais informações sobre o Programa LoTo]
A realidade aumentada e a realidade virtual também estão ganhando ainda mais espaço no ambiente industrial e nas manutenções. Com a AR é possível fazer imersões em ambientes de trabalho e exemplos de situações que podem acontecer no dia a dia industrial.
Além da parte técnica e teórica, os profissionais vivenciam experiências em modelos 3D, com ambientes realistas e seguros para realizar manutenções de máquinas, inspeção de equipamentos, além de outras possibilidades.
Outra tecnologia que está cada vez mais presente na indústria é a IoT, que ajuda a monitorar o desempenho das máquinas e equipamentos. A Internet das Coisas conecta os sistemas e dispositivos, possibilitando a troca de informações e a tomada de decisão mais assertiva.
Com ela é possível aumentar a performance da indústria, já que reúne informações essenciais para evitar riscos de panes e paradas inesperadas, além de reduzir os custos com atividades não programadas.
Quer ficar por dentro de temas da indústria? Acesse nosso blog e acompanhe nossos conteúdos!
A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.