Mapas de bloqueio de equipamentos na indústria: dúvidas frequentes
Impossível pensar em segurança industrial e numa meta de zero acidentes sem levar em conta o procedimento de Lockout Tagout (LoTo). Por isso, toda a equipe de operação e manutenção industrial deve estar preparada para realizar quaisquer atividades em instalações elétricas ou serviços que fazem uso de energias perigosas de forma segura e eficiente.
Para a realização adequada de todo o procedimento de isolamento e controle das fontes de energia, além de utilizar dispositivos de bloqueio e etiquetagem, é preciso contar com mapas de bloqueio bem planejados para cada máquina ou equipamento. Tudo isso integra um conjunto maior: o Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também conhecido por Lockout Tagout.
Para que fique mais claro o que são os mapas de bloqueio de máquinas e equipamentos e sua importância no PCEP, leia a seguir as principais dúvidas sobre o tema!
O que são mapas de bloqueio?
Mapas de bloqueio funcionam como instrumento fundamental e complemento aos procedimentos de bloqueio. São como as instruções de trabalho na indústria, ou seja, documentos que descrevem como um trabalho deve ser realizado para desenergização total de uma máquina ou equipamento. Assim como as instruções de trabalho descrevem em detalhes como operar, manter e reparar máquinas industriais, os mapas de bloqueio guiam os funcionários em relação aos procedimentos de máquinas e equipamentos.
Estas instruções incluem informações sobre segurança, operação, manutenção, reparação, regulagem, calibração, testes e outras informações relacionadas às máquinas e são importantes para garantir que as máquinas funcionem corretamente e de forma segura.
Com o mapa de bloqueio, cada trabalhador poderá ter uma completa descrição e ilustração de como realizar determinado processo. Com isso, é possível delegar e cobrar a realização do trabalho de toda a equipe.Estas instruções também são importantes para garantir que os trabalhadores realizem o trabalho de forma eficiente e com riscos controlados.
Quais as vantagens de ter mapas de bloqueio na indústria?
Primeiro, os mapas de bloqueio são importantes para a rotina da indústria, principalmente na operação e manutenção e em todo o suporte que por vezes é necessário nos processos internos.
Leia a seguir as vantagens:
- Padronização dos procedimentos;
- Maior qualidade, eficiência operacional na execução das tarefas;
- Definição clara de cada etapa das atividades e das responsabilidades para a realização da tarefa;
- Redução do tempo das atividades, aumentando a produtividade;
- Facilidade para que o gestor possa delegar ações sem perder o padrão de cada atividade;
- Menor custo de manutenção e reparo;
- Menos acidentes de trabalho e risco de lesões, por consequência, mais segurança;
- Melhor comunicação entre os operadores e os técnicos de manutenção.
Exemplos de mapas de bloqueio
Conheça a seguir um exemplo de mapa de bloqueio elaborado pela Tagout:
Como implantar mapas de bloqueios de equipamentos na indústria?
Primeiro, é preciso definir uma lista de atividades, ou seja, um guia para que as tarefas possam ser executadas. Para isso, é importante contar com o apoio dos operadores ou técnicos de manutenção industrial que tenham expertise na execução da tarefa. Em seguida, prepara-se um tutorial com fotos dos equipamentos, detalhes do que fazer, cuidados importantes; erros comuns e tudo mais que um funcionário já contratado ou um novo precise saber para executar sem nenhuma dificuldade no trabalho. Tudo deve ser muito bem documentado para a elaboração do mapa de bloqueio.
No processo comum no mercado, sem a tecnologia da Tagout, o engenheiro vai a campo, por exemplo, com máquina fotográfica ou celular para tirar fotos das máquinas e equipamentos e realizar as anotações pertinentes ao funcionamento de cada um deles. Depois, todos esses registros precisam ser organizados manualmente para elaborar o mapa de bloqueio de cada máquina ou equipamento.
Como a Tagout pode ajudar na organização e na implantação de mapas de bloqueio na indústria?
A tecnologia Tagout, por meio do software TagoutPro, serve para automatizar o processo, reduzir tempo de trabalho e evitar erros na composição dos mapas de bloqueio. Além disso, permite ao cliente acessar os Mapas de Bloqueio de qualquer dispositivo móvel e acompanhar os bloqueios em tempo real.
Tiramos fotos das máquinas, fazemos os mapas de bloqueio, a criação dos procedimentos de bloqueio, a sugestão da lista de dispositivos Tagout para a realização de todo procedimento de Lockout Tagout (LoTo). Já com os produtos Tagout em mãos, vamos ao cliente realizar o treinamento dos colaboradores.
Assim, entregamos uma solução completa para a indústria: uma consultoria completa para a implantação do Programa de Bloqueio e Etiquetagem com uma equipe de engenharia especializada composta por profissionais treinados e qualificados para a implantação do Programa LoTo.
Há 11 anos no mercado através da produção e do fornecimento de dispositivos de bloqueio e etiquetagem e três anos de consultoria de segurança industrial, a Tagout investiu na reformulação da área de serviços a fim de oferecer ao mercado uma consultoria ainda mais especializada!
Se precisar de nossos especialistas, entre em contato com a nossa equipe da LotoPro!